(Last Updated On: 07/22/2021)
o que é crossfit treino
CrossFit

O Que é CrossFit?

Neste post você vai aprender as seguintes questões!

  • O que é CrossFit e para que serve?
  • Os benefícios do CrossFit
  • Exercícios de CrossFit
  • O que é Wod (work out of the day?
  • O que é AMRAP?
o que significa crossfit
CrossFit – Forging Elite Fitness

O CrossFit foi criado pelo fundador Greg Glassman no ano de 2000, e sua primeira academia oficial de treinamento foi em Santa Cruz, Califórnia – USA, criado para melhorar o desempenho de força e condicionamento físico em movimentos funcionais para atletas e pessoas que queiram melhorar sua saúde. O nome da prática se dá baseado na marca de seu idealizador, a Crossfit inc.

O CrossFit é o método de treinamento que mais cresce atualmente no mundo, por proporcionar a mais completa adaptação fisiológica possível no seu praticante, independentemente da idade ou nível físico do mesmo. Por isso todos querem aprender o que é CrossFit.

Apesar de não ter como especialidade a modalidade CrossFit, já treinei na academia CrossFit – Delray Beach, FL no Estados Unidos, como também treinei na IHP (Institute of Human Perfomance) – centro de treinamento funcional para atletas, o que me forneceu certo conhecimento na área. E ainda, sendo o treinamento funcional minha paixão, servi quatro anos como Sargento do US Marines (Corpo de Fuzileiro Naval do Estados Unidos), e tive muitas experiências com o treino funcional, que sempre me desafiou em diversas modalidades até me levar a uma formação mais eficaz como fuzileiro.

Atualmente o treinamento de CrossFit é reconhecido mundialmente, em especial pelos Fuzileiros (US Marines) e pela polícia americana, pois o método de treinamento é bem eficaz para esse tipo de trabalho.

O Que É Melhor, Musculação Ou CrossFit?

O treino de musculação, como o próprio nome sugere, tem seu foco no desenvolvimento dos músculos e na queima de gordura, mas não podemos negar, tem fundamental importância, porém, o CrossFit abrange diversas modalidades, com foco na definição muscular, aumento da resistência física e da massa magra.

Como Fazer Um Treino de CrossFit?

O treino CrossFit tem dez fundamentos, dez domínios de capacidades físicas que são treinadas constantemente:

  • Resistência Cardiovascular e Respiratória
  • Resistência Muscular
  • Força
  • Flexibilidade
  • Potência
  • Velocidade
  • Coordenação
  • Agilidade
  • Equilíbrio
  • Precisão

Leia mais no artigo: Condicionamento Físico: O Que Todo Mundo Deveria Saber.

Cada atleta é treinado em diversas modalidades como pedalar, corrida de longa e curta distância, natação, levantamento de peso e ginástica, de forma a obter o melhor desempenho físico, saúde, força, etc. O conhecimento destas modalidades é importante para o entendimento geral sobre o que é CrossFit.

Coach Greg diz:

Ficar impressionado com intensidade, e não volume!

Greg Glassman

Todavia, quanto mais diversificadas as experiências em esporte variados, com intensidade alta e baixa (sempre variando) e sempre modificando, consequentemente, mais o atleta fica forte, flexível, ágil, veloz, potente e com força muscular.

Todavia, quanto mais diversificadas as experiências em esporte variados, com intensidade alta e baixa (sempre variando) e sempre modificando, consequentemente, mais o atleta fica forte, flexível, ágil, veloz, potente e com força muscular.

Sendo o treinamento funcional minha paixão, servi quatro anos como Sargento do US Marines (Corpo de Fuzileiro Naval do Estados Unidos), e tive muitas experiências com o treino funcional, que sempre me desafiou em diversas modalidades para ser tornar um fuzileiro mais eficaz, como é o objetivo de cada um que serviu.

Atualmente o treinamento de CrossFit é reconhecido mundialmente, em especial pelos Fuzileiros (US Marines) e pela polícia americana, pois o método de treinamento é bem eficaz para esse tipo de trabalho.

para que serve o crossfit

O treino CrossFit tem dez fundamentos – dez domínios de capacidades físicas que são treinadas constantemente:

  • Resistência Cardiovascular e Respiratória
  • Resistência Muscular
  • Força
  • Flexibilidade
  • Potência
  • Velocidade
  • Coordenação
  • Agilidade
  • Equilíbrio
  • Precisão

Leia mais no artigo: Condicionamento Físico: O Que Todo Mundo Deveria Saber.

Como Fazer Um Treino de CrossFit?

Cada atleta é treinado em diversas modalidades: como pedalar, corrida de longa e curta distância, natação, levantamento de peso, e ginástica para ter o melhor desempenho físico, saúde, força, etc. Estas modalidades são importante para conhecer mais o que é CrossFit.

Entende-se que às três bases para treinar e aprender o que é CrossFit e entender o método [Constantly Varied, Functional Moviments, High Intesity] – pode ser considerado a variação constante dos treinos, movimentos funcionais, e de intensidade alta. É de extrema importante aprender essa teoria para fazer um treino de CrossFit.

Coach Greg diz:

Ficar impressionado com intensidade, e não volume!

Todavia quanto mais diversas experiências em esporte diferencias, com intensidade alta e baixa (sempre variando) e sempre modificando, consequentemente o atleta fica mais forte, flexível, ágil, veloz, potente e com força muscular.

A três modalidades mais básicas no treino de CrossFit são o levantamento de peso olímpico, a ginástica olímpica e o condicionamento metabólico ou aeróbico.

Nós levamos o treino de alta intensidade, constantemente variado, treinos funcionais, cargas pesadas, movimentos variados, exercícios, força, trabalho, linha de ação, flexibilidade, velocidade e todos os metabólitos pertinentes a um único valor; geralmente o tempo. Este é o esporte de aptidão (fitness). Nós somos o melhor no que fazemos “

Coach Greg Glassman
treinamento crossfit
Treinamento crossfit

O Que É Wod No Crossfit?

Como é um dia de treino em uma academia de CrossFit?

crossfit wod
CrossFit wod

WOD é uma sigla para abreviar as palavras Work Out Of the Day, que significa, em tradução literal, o “treino do dia” no CrossFit. Para saber o que é CrossFit é preciso saber o que significa WOD!

Em um treino, aula, ou dia normal na academia de CrossFit, atletas e praticantes irão fazer um aquecimento, depois eles trabalham a prática de uma técnica ou segmento de treinamento de força e em seguida o WOD (workout of the day) ou treino do dia.

A montagem do WOD muda a cada dia, mas, tipicamente, inclui uma mistura de exercícios funcionais feitos em alta intensidade por um período que geralmente varia entre 5 e 20 minutos.

O Que É Amrap No Treino De Crossfit?

crossfit amrap
amrap

AMRAP (As many rounds/reps as possible) significa realizar quantas Séries/Repetições forem Possíveis em um determinado tempo dentro do WOD do dia. Quanto mais for possível, melhor.

Equipamentos para CrossFit:

O equipamento principal para a prática do CrossFit é o próprio corpo, entretanto também são utilizadas técnicas e equipamentos específicos como:

  • Barras e anilhas olímpicas
  • Kettlebells (Bolas de ferro com alça)
  • Pesos livres
  • Cordas
  • Caixas
  • Bolas (medicine balls)
  • Pneus
  • Argolas
  • Elásticos
  • Correntes entre outros
o que e crossfit e para que serve

Exercícios, Equipamentos, e Siglas Usados no Treino de Crossfit

Box Jump – Salto na Caixa/Banco

DB – Dumbbell, ou Halter/Pesinho em português

KBS – KettleBell Swing

Sit-up – Abdominais, normalmente feitos com o auxílio do AbMat

Skip Rope – Pular Corda.

Double Under (DU) – Salto Duplo de Corda, ou seja, dar 2 voltas com a corda pelo corpo em apenas um pulo

TGU – Turkish Get-Up

Wall Ball – Bola na parede.

GINÁSTICA

crossfit como funciona

Air Squat – Agachamento Livre, sem carga.

Burpee – Burpee é Burpee, melhor não inventar moda dizendo “paraquedas” ou “suicídio”

Air Squat – Agachamento Livre, sem carga.

Knees To Elbows – Joelhos nos Cotovelos, exercício executado pendurado na barra elevando os joelhos até tocarem os cotovelos.

Feet/Toes To Bar – Pés na Barra, também pendurado na barra só que tocando os pés na barra

Hand Stand Push-Up (HSPU) – Flexão De Parada de mão (FDP)

Muscle-Up – Subida na Argola.

Pull-Up – Barra (o exercício, não o objeto)

Chest To Bar (CTB/C2B) – Barra tocando o peito na barra e não apenas passando o queixo da altura da mesma.

(Dead) Hang Pull-Up – Barra Sem Balanço, “na força”

(Walking) Lunges – Avanço, sempre tocando o joelho no chão

Pistol – Agachamento (completo, óbvio) com uma perna apenas.

Air Squat – Agachamento Livre, sem carga.

LEVANTAMENTO DE PESO – LPO – WeightLifting

o que e crossfit - levantamento de peso
Levantamento de Peso
  • Bench Press – Supino
  • Deadlift – Levantamento Terra, movimento do Levantamento de Peso Básico em que o objetivo é apenas tirar uma carga do chão até o corpo estar ereto, sem elevação dos braços.
  • Clean & Jerk – Arremesso, movimento do Levantamento de Peso olímpico feito em duas etapas para tirar uma carga do chão e levá-la acima da cabeça.
  • Clean – 1o Tempo de Arremesso
  • Jerk – 2o Tempo de Arremesso
  • Snatch – Arranco, movimento do Levantamento de Peso olímpico que tira uma carga do chão e leva acima da cabeça em um único movimento.
  • Hang (Snatch/Clean) – Suspensão, ou seja, é para o movimento ser iniciado com a barra fora do chão, normalmente à altura do joelho.
  • Power (Snatch/Clean) – Em Pé, ou seja, a barra deve ser sustentada antes do quadril descer até a linha dos joelhos (normalmente quando não há essa definição os exercícios devem ser feitos com agachamento completo antes de se finalizar o movimento)
  • Snatch Balance – Final de Arranco, é a fase final de entrada embaixo da barra no Arranco, nesse caso usado como exercício
  • Squat – Agachamento (nem pense em perguntar se é meio ou completo)
  • Over Head Squat (OHS) – Agachamento de Arranco.
  • Sumo Deadlift High Pull (SDHP) – Puxada Alta de Terra.
  • Thruster – exercício combinado de Agachamento Pela Frente + Push-Press
significado de crossfit
Levantamento Terra – CrossFit

Levantamento Terra – CrossFit

Para quem é indicado o Crossfit?

Qualquer pessoa pode treinar CrossFit de acordo com o website CrossFit Brasil (www.crossfitbrasil.com.br), ainda segundo o site:

A grande vantagem é que o programa de treinamento de CrossFit proporciona uma adaptação universal para qualquer tipo de pessoa, independente da sua idade, condicionamento ou experiência.

Nós usamos o mesmo tipo de treinamento para idosos com problemas de coração e para lutadores profissionais. Nós adaptamos a carga e intensidade, mas não mudamos o programa”
CrossFit pode ser praticado por qualquer pessoa, pois não temos limites!

Porque o Treino de CrossFit é Espetacular?

Cada exercício com precisão, você irá otimizar as funções humanas, tornando-se mais saudável, com um condicionamento físico espetacular, sendo assim, o que realmente importa é tentar e nunca desistir até aperfeiçoar o treino e as técnicas.

Benefícios Do Treinamento de CrossFit

Existem vários benefícios do CrossFit. Segue alguns deles abaixo, publicados no website BSB CrossFit:

  • Aumento da força
  • Redução de medidas e percentual de gordura.
  • Melhora na flexibilidade
  • Melhora na capacidade cardiovascular e respiratória.
  • Aumento de explosão e velocidade.
  • Aumento de resistência muscular.
  • Melhora no equilíbrio
  • Redução de stress
  • Definição de tônus muscular.
  • Treinamento altamente eficiente, no qual, em menos tempo pode-se atingir resultados incríveis.
  • Treinamento que fortalece o corpo por inteiro.
  • Excelente treino preparatório para atletas.
  • Desenvolvimento do espírito de equipe
  • Aumento da autoconfiança!
  • Melhora no desempenho em corridas de longa e curta distância.
  • Prevenção de lesões, quando praticado com o auxílio de profissionais qualificados.
  • Aumento de energia.
  • Pode ser praticado por qualquer pessoa, inclusive grávidas, idosos e crianças, desde que acompanhado por profissionais qualificados.

Leia mais em: Como Melhorar a Sua Nutrição!

Referência Bibliográficas:

http://www.crossfitbrasil.com.br/
http://library.crossfit.com/free/pdf/Foundations.pdf
http://crossfit.com

Assista a mais vídeos sobre CrossFit: CrossFit Youtube Channel

Espero que você tenha aprendido o que é CrossFit! Busque um Box de CrossFit para iniciar o seu treino de CrossFit e você não irá se arrepender.

Fique à vontade para expressar a sua opinião nos Comentários, não deixe de compartilhar o texto em sua rede social favorita e indique o site para conhecidos.

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2 respostas
  1. Fellipe Lima
    Fellipe Lima says:

    fiz 3 meses de crossfit com o David e os resultados foram ótimos.
    perdi aproximadamente 10kgs e ganhei resistência pakas.
    vale mto a pena, coachDavid sem comparação.

    Responder

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