O Que É Um Coach E O Processo De Coaching?

coaching

O QUE É COACHING?

Você certamente já ouviu falar sobre esse método, mas será que verdadeiramente sabe o que é Coaching?

A palavra Coach vem do inglês e significa treinador. Neste caso, não estamos falando apenas de um treinador esportivo, mas de alguém envolvido em ajudar pessoas a lidarem com áreas específicas de suas vidas.

Com base nessa terminologia, nasceu o Coaching. O Coaching é um processo de treino e orientação cuja finalidade é ajudar indivíduos que buscam por uma vida melhor.

O processo se dá a partir de uma avaliação da vida atual do cliente, denominado coachee, através das Perguntas Poderosas com Sabedoria (PPS).

A atuação desses profissionais é bastante variada. Existem diferentes tipos de coaching aplicados ao Coaching Integral Sistêmico:

A melhor maneira de entender o que é coaching é compreendermos melhor como funciona esse processo. Falaremos sobre isso nos próximos tópicos.

Coach David

Se você pudesse ter uma vida extraordinária com felicidade plena e abundância, você faria o que precisa fazer?

Se você pudesse eliminar todas suas desculpas por ações, como seria sua vida?

Se você conseguisse atingir todas suas metas como você sentiria?

De 0 - 10 o quanto você está disposto a fazer sacrifícios diariamente pra ter tudo que você quiser?

A melhor maneira de entender o que é coaching é compreendermos melhor como funciona esse processo. Falaremos sobre isso nos próximos tópicos.

O QUE O COACH FAZ?

A verdade é que qualquer pessoa pode treinar outros e assim ser denominada coach. Porém, o profissional do qual estamos falando aqui, é alguém realmente qualificado, munido de ferramentas eficientes, de formação conceituada e de boa experiência prática.

O primeiro passo em um processo de coaching, é a avaliação do estado atual do coachee. Para isso, o profissional conduz uma série de perguntas e respostas tentando compreender melhor o seu cliente para assim conduzi-lo por uma profunda jornada de aprendizagem.

É importante ressaltar que a função do Coach não é ensinar e sim cooperar para o aprendizado. Isso quer dizer que, ao invés de dar respostas prontas, ele dará ao atendido as ferramentas necessárias para ele mesmo encontrá-las.

Para isso, o profissional estudará o perfil comportamental de cada coachee, compreendendo assim quais são os problemas, as dificuldades e principalmente os objetivos de cada indivíduo.

Na filosofia do Coaching Integral Sistêmico isso será avaliado em cada pilar da vida do coachee.

o que e coaching maas

MAAS - (Mapa de Autoavialação Sistêmico)

Uma Ferramenta que analisar e compreender o Estado Atual em cada área dos 11 pilares da vida.

Como estar sua vida com Deus, ou uma crença maior do que a si mesmo? Como está sua fé, meditação ou oração diária ou frequências?

 

 

 

 

 

 

 

Como está a qualidade de vida com sua família? Tem harmonia entre os membros, carinho e amor? Essa área refere-se ao seus pais, irmãos e cada membro da sua família.

 

 

 

 

 

Como está o amor, comunicação, e harmonia no seu casamento ou namoro? Como está o respeito, compreensão e dedicação. Você tem olhado nos olhos do seu cônjuge com amor e sem criticas ou julgamento?

 

 

 

 

Como está sua qualidade de tempo com seus filhos? Você dar carinho e fala que ama?

 

 

 

 

Quantos amigos de verdade você tem? Qual a qualidade de tempo positivo você passa com seus amigos? Quantas interações sócias você passa com eles? Você gosta de passar tempo com seus amigos ou prefere passar tempo sozinho?

 

 

 

 

Quando foi a ultima vez que foi a medico? Fez examines clínicos recente? Está praticando alguma atividade física? Você se alimenta bem?

 

 

 

 

Você tem ajudado outras pessoas? Tem se importado pelas necessidades dos outros? Tem doado algum tempo ou material a pessoas necessitadas?

 

 

 

 

Você tira tempo para estudar ou aprender algo novo? Você se desafiar a fazer algo que vai estimular seu cérebro? Quantos livros tem lido no ultimo ano?

 

 

 

 

Você tem uma ideia quanto gasta semanalmente? Você gasta mais do que ganha? Investe seu dinheiro? Tem um planejamento financeiro saudável?

 

 

 

 

Você gosta da sua profissão? Você tem se dedicado a dar o seu melhor a cada dia? Quantos livros você tem lido sobre sua profissão? Qual meta você tem daqui 1 ano dentro da sua profissão?

 

 

 

 

Você tem equilíbrio sobre suas emoções? Você se irrita atoa? Você assume auto responsabilidade sobre tudo que acontece na sua vida? Você é feliz?

 

 

O QUE O COACH FAZ?

A ideia não é apresentar uma fórmula de vida, e sim contribuir para o processo de autoconhecimento do coachee capacitando-o a desenvolver uma vida extraordinária segundo seus próprios desejos e sonhos.

Isso se dá através da ampliação da visão do cliente por meio das ferramentas aplicadas, o que o faz enxergar uma ampla gama de oportunidades que apesar de já estarem presentes, ainda não haviam sido notadas.

Para entender melhor o que o coach faz, basta compará-lo com um treinador de maneira literal, afinal, é daí que nasceu a palavra coaching.

Assim como um treinador esportivo conduz o seu time as vitórias sem entrar em campo, o coach contribui para a transformação da vida de seus coachees sem promover a mudança por eles.

O Coach, bem como o modelo mais tradicional de treinador que conhecemos, é alguém dotado de ferramentas e um conhecedor de estratégias que usa seus conhecimentos para ajudar os outros a conquistarem por si só aquilo que desejam.

O QUE NÃO É COACHING

Agora que você já sabe o que é coaching, vale a pena esclarecermos algumas dúvidas frequentes. Por terem algum tipo de relação com o processo de coaching, muitas pessoas acabam fazendo confusão entre o coach e os campos relacionados abaixo:

MENTORIA

Um mentor é alguém experiente que orienta os recém-envolvidos, geralmente em relação ao mercado de trabalho, a respeito de como construir um futuro de sucesso.

A grande diferença entre a mentoria e o coaching está na relação entre o profissional e o campo trabalhado, o coach não precisa necessariamente ser especialista na mesma área de seu cliente.

TERAPIA

O principal objetivo da terapia é tratar doenças e distúrbios emocionais. Sendo assim, os terapeutas lidam com queixas relacionadas à saúde psíquica de seus pacientes e através disso, buscam formas de tratar os seus sintomas.

A função do processo de coaching não é tratar a saúde emocional do coachee, e sim melhorar a sua qualidade de vida.

ENSINO

Quando se fala em ensino, trata-se de uma relação onde alguém, detentor de um conhecimento específico, compartilha o que sabe com outra pessoa, que supostamente não compreende o tema.

Sabendo o que é coaching, não há dúvida de que não é esse o tipo de relação desenvolvida entre o coach e seus clientes.

Conforme vimos, o coach não ensina, até por compreender que o coachee é quem detém a maior parte dos conhecimentos, mas capacita o indivíduo a se auto descobrir.

ACONSELHAMENTO

O aconselhamento se concentra mais no passado, buscando uma espécie de intervenção terapêutica com o fim de resolver os problemas que tem interferido na qualidade de vida do indivíduo.

Enquanto isso, o coach foca-se completamente no futuro, adentrando em todas as possibilidades possíveis e buscando estratégias para facilitar o processo de conquista do coachee.

Não há uma maneira melhor de compreender o que é Coaching do que experimentando na prática. Sou Coach Integral Sistêmico formado pela Febracis, onde alcancei o nível de Master Coach, e decidi oferecer a você que tem interesse em passar pelo processo, uma sessão presencial ou online gratuita.

Não perca a chance de iniciar comigo um processo que mudará sua vida, entre em contato conosco e agende agora mesmo.

Saiba mais sobre: Consultoria Online.